22 de ago. de 2007

Semana Arte Vida Verde

Acontece em nossa escola, de 20 a 24 de agosto, a feira interativa "Semana Arte Vida Verde", uma iniciativa do SESC em parceria com a UNIVILLE e o NEAN (núcleo de educação ambiental da SEC). A programação inclui palestras, oficinas com materiais recicláveis, exposições e vivências de sensibilização, sempre voltadas ao público estudantil. A feira pode ser descrita como um evento multiplicador de uma educação transformadora.

Objetivo: A Semana Arte Vida Verde tem por objetivo fomentar a discussão a respeito da realidade ambiental local para a promoção de ações de proteção ambiental.


6 de ago. de 2007

Folclore

Folclore é conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

Curupira: é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.





Iara ou Mãe-D'água: Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.


Saci Pererê: É um menino negro e muito levado, que tem uma perna só, fuma cachimbo e usa um gorro vermelho que tem poderes mágicos. O saci adora fazer travessuras, como queimar a comida, espantar o gado, assustar viajantes solitários e dar nós nas crinas dos cavalos.






Lenda do Jurutaí






A Árvore do Dinheiro é uma animação que procura resgatar a simplicidade e beleza da Literatura de Cordel. Uma arte popular e um dos símbolos mais importantes da Cultura Noderstina.



fonte:http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm