19 de nov. de 2007

Projeto internacional


Alunos desenvolvem blog colaborativo com a Colômbia

A Evolução das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) é o tema do blog colaborativo que faz parte da fase internacional do Prêmio Educarede de Inovação Tecnológica. Após a conquista do primeiro lugar na fase nacional com o blog Palavra Aberta http://palavraaberta.blogspot.com ,nossa escola agora disputa o prêmio internacional.
A equipe de alunos desenvolve o projeto no contra turno fazendo as pesquisas na internet e a produção de textos que alimentam o blog Evolutics.
O objetivo é traçar um paralelo entre a realidade das duas escolas na utilização das TICs para o desenvolvimento das aulas e trocar experiências entre os participantes.
As atividades incluem ainda vídeo-conferência, chats ,troca de e-mails e gravação de vídeos .Todo o registro do desenvolvimento do projeto está publicado no blog Diário de Bordo.

Visite o blog EVOLUTICS e deixe seu comentário.

7 de nov. de 2007

Prêmio Nacional

Foi na terça-feira, 25/09, no auditório da Fundação Telefônica, em São Paulo, a premiação do Concurso Internaciomal EducaRede - Internet e inovação pedagógica.

O blog Palavra Aberta- intercâmbio de idéais no ciberespaço ficou em primeiro lugar na categoria Uso da Internet – Ensino Fundamental 2.


Segundo Sérgio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica, "O Concurso Internacional EducaRede é um levantamento de boas práticas do uso pedagógico da Internet, que valoriza a iniciativa dos professores e mostra a importância da Internet como um recurso de inclusão social.”

"E ser inovador tem seu preço. Significa incomodar aqueles que não querem ser incomodados. Só vale a pena ser professor se você gosta de aprender. Para ensinar não precisa de grandes tecnologias, mas ter essa atitude aberta. O que me mantem vivo é aprender." - afirmou o Prof.
José Manuel Moran, da Escola de Comunicações e Artes (USP), em sua fala os professores premiados.
Leia matéria completa aqui.

Os professores premiados participaram do IV Congresso Internacional de Educared em Madrid no período de 24 a 31 de novembro e tiveram também a oportunidade de conhecer pessoalmente os professore "ermanados" com quem trabalharão na fase internacional que consiste no desenvolvimento de um projeto colaborativo entre dois países. Nosso parceiro é da Colômbia e o projeto trata do desenvolvimento das Tecnologias da Comunicação e da Informação ( TICs ) nas duas realidades.


Reunião com os vencedores dos cinco países
em Madrid no dia 26/11.

Professores parceiros:
Gladis Leal dos Santos - Escola Municipal CAIC Prof. Mariano Costa - Joinville - Brasil
Luis Ángel López Laverde - Colegio Luis Manuel Parra - Sativanorte - Colombia

Confira a entrevista com os professores no Portal Educarede.

Visite e deixe seu comentário no blog colaborativo de Brasil e Colômbia: Evolutics