26 de jun. de 2008

Jornal do CAIC


Saiu a primeira edição semestral do Jornal do CAIC. O jornal é elaborado por uma equipe de alunos de sétima e oitava série, sob a orientação das professoras Rosiméri Dias, Fabrícia Ricobom e Mari Cipriano. A supervisão é do jornalista Cleiton Bernardes.

Confira abaixo alguns destaques desta edição:




Você sabe o que é Bullying?

Termo de origem inglesa, que representa atos de violência física ou psicológica, praticados por uma pessoa ou por um grupo de pessoas. Ocorre em lugares onde há crianças e jovens, principalmente nas escolas.

Natanael da Silva - 7ª D


Os agressores humilham, perseguem e atormentam as vítimas, que podem apresentar alguns sintomas: isolamento, dores físicas, depressão, uso de drogas, agressividade, levando, às vezes, ao abandono da escola.
A família é muito importante e deve ser parceira da escola. Muitos pais estão preocupados com que os filhos não sejam vítimas do bullying, mas não se preocupam em educar as crianças e jovens para que eles não sejam os agressores. Precisamos ensiná-los a solucionar os conflitos de forma polida e pacífica.

“O tema foi trabalhado, inicialmente, na sala informatizada. Durante as aulas, observamos que alguns alunos se tornam inibidos, pois há intolerância dos colegas, que ironizam os erros cometidos, bloqueando a aprendizagem. Procuramos conscientizá-los para que a convivência seja mais humana. O assunto complementa o Projeto “O CARÁTER CONTA”, que aborda os valores.”, diz a professora de Língua Portuguesa, Fabrícia Ricobom.




Alunos aprendem a resolver conflitos



“O ser humano tem que ser tratado com muito respeito, não pratique o BULLYING, porque o ambiente será melhor”, comentam os alunos da 6ª série “C”: Amanda, Débora e Jackeline.

Saiba mais sobre o assunto! Acesse o Blog http://palavraaberta.blogspot.com e confira os trabalhos dos alunos.



Aqui , o caráter conta

Projeto leva à reflexão de valores

Alessandra Thaís Alexi - 8ª C




Oficinas e palestras fizeram parte das atividades


O Caráter Conta é um projeto implantado na Rede Municipal de Ensino, buscando desenvolver os valores éticos e fortalecer o caráter das pessoas envolvidas, através de diversas atividades.
Na escola, iniciamos o programa neste ano. Apóia-se em seis pilares, representados por cores, que estão sendo trabalhados mensalmente. São eles: zelo (vermelho) respeito (amarelo), responsabilidade (verde), sinceridade (azul), justiça (laranja) e cidadania (roxo).

Para viver em harmonia, cada um deve fazer a sua parte. Pessoas éticas e responsáveis assumem seus compromissos.
Os alunos interagem desenvolvendo atividades que enfatizam estes valores, facilitando a vida em sociedade.

Uma das atividades está sendo desenvolvida durante as aulas de Inglês. A
professora Rosi apresentou, na sala informatizada, um clip da música “Sorry blame it to me”, do cantor Akon, que relata experiências vividas e as conseqüências da falta de responsabilidade. Em seguida, os alunos publicaram os comentários sobre o assunto, no blog da escola.

“A falta de responsabilidade pode prejudicar nosso futuro. Queremos prosperar, mas a irresponsabilidade pode destruir nossos sonhos. Uma gravidez precoce, o uso de drogas e o vandalismo afastam as pessoas de seus objetivos”, comentam as alunas Jéssica e Laíssa, da 8ª série “C”.

Para a professora de Educação Física, Viviane, “trabalhar os temas referentes ao Caráter Conta é importante, pois as atividades vivenciadas em jogos e brincadeiras simulam situações da própria vida do aluno dentro e fora da escola. São estimulados a terem atitudes mais positivas, ajudando na formação do caráter”.



Alunos visitam Parque

Fabrícia Ricobom - professora



Comemorando a Semana do Meio Ambiente, alunos são convidados a participar de atividades educativas, no Parque Caieira. As sextas séries dialogaram com o autor da HQ e do site O menino caranguejo, Chicolam, que retrata a história de Joinville e a importância das reservas ecológicas existentes na cidade.
Já as terceiras séries realizaram uma visita monitorada no parque, conhecendo a diversidade de espécies que há no local e, agora, cada turma adotará uma árvore que será plantada dentro da reserva.


Agenda de atividades do CAIC




5 de jun. de 2008

Projeto Ipê Amarelo

Mais uma ação do projeto Ipê Amarelo foi realizada no dia 30 de maio.
Um grupo de alunos acompanhados da equipe do NEAM, FUNDAÇÃO 25 DE JULHO (VIVEIRO SOS NASCENTE) e FUNDEMA/GEMAPE fez a poda e a adubação dos 90 pés de ipê amarelo que foram plantados pela escola, ao longo da avenida Alvino Hansen, no ano de 2005.






clique sobre as fotos para ampliar.




Desenhando no Kolour Paint

Os alunos das 1ªs séries D e G fizeram lindos desenhos sobre o meio ambiente utilizando o aplicativo Kolour Paint.

Parabéns, professora Maria de Fátima e alunos!

É sempre muito bom receber sua visita!
Volte sempre!