18 de jun. de 2009

Projeto Joinville

A turma do terceiro ano C (segunda série) está desenvolvendo o estudo de Joinville através de pesquisas sobre os pontos turísticos, economia e história da cidade. As pesquisas envolvem leituras diversas em textos impressos e na internet.
Uma das atividades foi a localização do bairro Adhemar Garcia onde fica a escola usando o Google Maps. Os alunos aprenderam a utilizar o recurso a partir da digitação das palavras-chave "mapa de Joinville" no Google.Ao acessar o mapa interativo, localizaram o centro da cidade e expandiram o mapa ocupando toda a tela marcando a opção de visualização por satélite. Utilizando o zoom tiveram que encontrar o bairro da escola,procurar a avenida Alvino Hansen e localizar a escola. Depois, cada aluno passou a procurar sua rua e outros locais conhecidos do bairro, como farmácia, locadoras, comércios e escolas próximas.
A atividade envolveu a turma de forma muito prazerosa e intertativa. As descobertas eram socializadas entre os alunos que se ajudavam e trocavam as novas informações.

Confira no vídeo abaixo alguns momentos da aula:




15 de jun. de 2009

Projeto Jovens Cientistas


Alunos do 3º Ano A se encontram animadíssimos na realização do Projeto Pequenos Cientistas.
Tudo começou com a entrada de uma abelha dentro da sala, que ao invés de atrapalhar despertou a curiosidade de todos. Com um mural intitulado de Nossas Pesquisas o assunto começou a ficar cada vez mais intenso. E aproveitando o Conteúdo “Ciência e Cientistas” da matriz de habilidades da Secretaria de Educação e do incentivo da Professora Gládis da Sala Informatizada estamos engajados neste Projeto.

Muitas coisas estão acontecendo e é surpreendente perceber o interesse e avanço deles. Trabalham em duplas e estão pesquisando 11 temas entre eles: pássaros, abelhas, borboletas, cobras, insetos, leões, etc. Já conhecem um microscópio, utilizam revistas, jornais, dicionário, entram na internet e como diz Pedro Demo, logo deixarão de copiar e colar, mas passarão a ser verdadeiros pesquisadores.
A intenção é de montar uma webquest e apresentar aos pais no final do ano. Para isso continuarão pesquisando biografias de cientistas, colecionarão fotos, imagens e muito mais...


“Criança aprende escrever escrevendo”

“Criança aprende pesquisar pesquisando”

Professora Sueli de Fatima Biondo


10 de jun. de 2009

Viroses

Trabalhos apresentados pelos alunos dos sétimos anos na disciplina de Ciências. As turmas fizeram as pesquisas na internet sobre doenças causadas por vírus e montaram as apresentações de slides usando o OpenOffice. Cada equipe fez sua apresentação usando o projetor multimídia e explicando o tema estudado.