27 de abr. de 2010

Aluno do CAIC, ganha o 1º lugar na confecção do troféu reciclado do ciclismo catarinense


Os trabalhos de escola do aluno Bruno Ramos de Oliveira, 4º Ano A, sempre bem elaborados recebem a orientação da família e esta é mais uma prova.

Assim relatou a mãe.
Para a fabricação do troféu de sucata, primeiramente o Bruno pesquisou na internet os modelos de troféus, para ter uma idéia de como seria o seu. Havia varias formas, desde abstratas até mais tradicionais.
O Bruno recolheu todo o material disponível que havia em casa e começou a colocá-lo um sobre o outro até achar uma forma que seria o “corpo” do troféu.
Houve uma dificuldade em encontrar uma base, entre os materiais recolhidos que ficasse boa. A principio foi escolhido um bloco de tijolo ecológico (solo cimento), mas ficou muito pesado e áspero.
Bruno seu amiguinho saíram em minha (mãe) companhia à procura nos pontos “ilegais” de entulho de lixo que infelizmente há em nosso bairro de uma base melhor para o troféu.
Ficamos muito tristes ao observar que, durante todo o percurso da procura, havia lixo de todo o tipo jogado pelo chão. Em menos de 1 km encontramos 3 sofás velhos jogados por ai. Um absurdo! Enfim achamos ao lado do colégio, na pista de bicicross, uma peça que servisse melhor para a base: um suporte de lâmpada.
Bruno voltou ao trabalho. Entre os materiais que tinha em casa havia algumas latinhas de alumínio, então ele foi pesquisar novamente na internet o que poderia ser feita com elas. E encontrou no YOUTUBE um passo a passo de flor feitas com latinhas.
Como o trabalho que resolvemos fazer era de reciclagem, nada mais apropriado por umas flores e folhas em homenagem a natureza, para enfeitar. Não poderia faltar o globo terrestre nessa homenagem, pois é nossa casa.
Não tinha nada, entre as sucatas com forma esférica, a solução foi um passo a passo com barbantes também encontrado na internet.
O Bruno pegou a base colou com durepox uma latinha de extrato de tomate, em cima dessa latinha colou um frasco de desodorante aerossol do pai e na ponta desse frasco foram coladas as folhas que foram feitas com as tampas de potes de sorvete.
As flores, Bruno teve que ter muito cuidado, pois a latinha é cortante, ai ele teve minha ajuda para furar com a faca, e tirar as rebarbas cortantes. De resto, fez sozinho e com muito cuidado os cortes das pétalas usando o molde que ele mesmo fez em papelão, sempre sob minha supervisão. Essas flores foram colocadas na base, também com durepox.
Por ultimo, o globo. Bruno, seguindo passo a passo pegou o barbante que tinha em casa e colocou num recipiente com bastante cola branca. Encheu um balão que sobrou do aniversario da sua irmã e começou a enrolar o barbante melado de cola e pendurou no varal para secar.
Depois de seco o barbante ficou muito duro, então o balão foi estourado e tirado pelos buraquinhos. Estava pronta a forma esférica que faltava.
O Bruno pesquisou os continente e desenhou numa folha de papel alumínio, recortou e colou na esfera, que se transformou no globo terrestre.
Eu (a mãe) o ajudei, amarrando o globo nas pontas das folhas que o sustentou. Foi passado um spray dourado em todo o troféu e PRONTO!
Demos um nome ao troféu: “UM MUNDO SUSTENTÁVEL “
“Fiquei feliz por meu filho ter participado deste concurso de troféu reciclado.
Eu, como sou uma “ECOCHATA” sempre estou incentivando minha família e amigos a reciclar, ecos bags, etc. Ficaria muito feliz se a escola fizesse mais projetos assim, educação ambienta, pois estamos num momento critico, o planeta precisa da ajuda de todos mesmo. É urgente!!!
Bruno Ramos de Oliveira (4º Ano A)
Vanessa Ramos ( mãe)

23 de abr. de 2010

CAIC Mariano Costa e "23ª Tour de Santa Catarina"



A cidade de Joinville recebeu os ciclistas e equipes que disputam a 23ª edição do Tour de Santa Catarina. A prova começou quarta-feira, feriado de Tiradentes, e conta pontos para o ranking internacional da UCI (União Ciclística Internacional).
O evento é a mais antiga e tradicional corrida por etapas do calendário nacional. Esse ano serão 589 km divididos em cinco etapas.
O 23º Tour de Santa Catarina recebe mais de 100 atletas de 12 equipes brasileiras, além de três equipes argentinas, uma da Colômbia, uma do Uruguai e outra dos Estados Unidos.
A largada oficial foi às 13 horas,na frente do CAIC Mariano Costa, na Avenida Alvino Hansen, Bairro Ademar Garcia, em Joinville. A primeira etapa termina na cidade de Timbó, num total de 137,7km.
Os ciclistas terão pela frente 619,1 km até o domingo, quando os atletas vão subir a Serra do Rio do Rastro saindo de Forquilhinha.
Os alunos desta escola e familiares, participaram do concurso de troféus, promovido pela Federação Catarinense de Ciclismo. Que obteve o seguinte resultado.
1º Lugar: Bruno Ramos de Oliveira - (4º Ano A)
2º Lugar: Reginaldo Peterson Sabino da Silva – (4º Ano A)
Hoje, dia 28/04/2010, os alunos receberam a premiação e saíram contentes e realizados com sua nova bicicleta

19 de abr. de 2010

Passeio no bairro

Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre o bairro que nossos alunos moram, realizamos um passeio por algumas ruas.Sendo que o bairro Adhemar Garcia é muito extenso, fomos às ruas próximas a escola, onde buscamos:
Conhecer a comunidade onde moramos.
Reconhecer e participar dos problemas da região.
Tornar-se capaz de trabalhar em projetos sociais que possam elevar a
auto-estima e bem estar dos moradores.
Ser capaz de colher dados e organizá-los em informações expositivas e estatísticas.
Socializar-se.Pesquisar e sentir-se capaz de buscar uma profissão onde se sinta feliz.
É necessário conhecer onde moramos e participar dos problemas do bairro, contribuindo para sua melhoria.
Quando envolvemos nosso aluno em trabalhos extraclasse, estamos estimulando sua capacidade de reflexão, raciocínio, responsabilidade, trabalho em equipe, entre outras capacidades.
Ao efetuar pesquisas no seu próprio bairro, os mesmos podem participar de projetos de conservação e limpeza ambiental, bem como tomar conhecimento de projetos sociais que órgãos e igrejas oferecem e que boa parte da comunidade nem toma conhecimento, muitas vezes pela falta de divulgação.
3º Ano A e C - Profª Maristela


12 de abr. de 2010

CAIC MARIANO COSTA ATUANDO NA FEIRA DO LIVRO

No dia 09/04/2010, nossos alunos participaram da programação da 7ª edição da Feira do Livro de Joinville.
Na Biblioteca Pública Rolf Colin, os alunos apresentaram a peça teatral: " Se criança governasse o mundo" (Marcelo Xavier), coordenados pelas professoras Tatiana e Debora, juntamente com as bibliotecárias da escola Luiza e Iracema. A contação de história fez parte da 12ª Mostra do PROLER de Joinville.
Os alunos fizeram uma linda apresentação envolvendo fantasias coloridos e músicas, através de uma belíssima literatura.
Apresentamos também as nossas sacolas literárias, como forma de incentivar o hábito pelo ato de ler.
O teatro apresentado fez parte da programação de nossa escola,no ano anterior, dentro do PROJETO DE LEITURA.
É o CAIC semeando o gosto pelo ato de ler, através da arte da dramatização/teatro.
Participem! Visitem a FEIRA DO LIVRO! Levem suas famílias! De 7 a 17 de abril, na Praça Nereu Ramos!
Como dizia Monteiro Lobato: "Um país se faz com homens e livros."
Alguns momentos da apresentação.
Profª Tatiana, Debora e Rosimeri

5 de abr. de 2010

SOCIEDADE AÇUCAREIRA

A sociedade açucareira era formada pelas pessoas que viviam nas regiões produtoras de cana de açúcar nos engenhos. Esta sociedade era operária, rural e vivia da exploração da terra.
Nessa pequena sociedade fechada que era o engenho, havia 2 grupos mais importantes: o grupo da casa grande, habitação dos senhores de engenho e o grupo da senzala, moradia dos escravos. Dois grupos totalmente diferente, mas que se relacionavam entre si, os escravos trabalhavam para o senhor e este controlava e dominava os escravos.
Essa sociedade perdurou juntamente com a sociedade mineradora dentre outras, até o final do século XVIII.
Diz a Prof de História Mari Cristofolini