30 de ago. de 2010

Clips e Tradução

A Prof. Elenir com as turmas 6º ao 9º Ano, Assistiram o clipe de 3 músicas , observaram bem a pronuncia e a legenda em inglês. Em seguida procuraram a tradução em 2 sites diferentes (Vagalume.com.br) e Google tradutor para achar as diferenças de traduções e por fim cada dupla traduziu uma estrofe da música, fez a ilustração correspondente a tradução no kolourpaint e manual para divulgação no blog da escola.

Need You Now Lady Antebellum
Alice Avril Lavigne
The Only Exception Paramore

23 de ago. de 2010

1ª FEIRA DE MATEMÁTICA de 1º AO 5º ANO

A matemática é o mundo que nos cerca, ela vai além das operações aritméticas, tem a ver com as relações e comparações quantitativas e com as formas espaciais do mundo real.
A matemática é um conteúdo de alto nível de abstração, que, aparentemente, não possui ligação com a vida do aluno, não tem significado para ele.
Pensando nessa questão, professores e alunos desta escola, num trabalho coletivo organizaram a 1ª Feira de Matemática, visando um aprendizado significativo e lúdico, onde os alunos pudessem vivenciar experiências, testar hipóteses, comparar fatores e estratégias, tudo dentro do cronograma de ensino.
Assim, após serem trabalhados os conteúdos, confeccionados os jogos, aplicados e aprendidos os conteúdos, a etapa seguinte foi a realização da Feira de Matemática, onde alunos e professores puderam interagir, divulgar seus trabalhos, compartilhando com os colegas e com a comunidade.

18 de ago. de 2010

Juri-simulado - Getúlio Vargas: Ditador ou pai dos pobres?

No dia 25/06/10 os alunos do 9°ano C realizaram um Juri-simulado a fim de socializar as pesquisas e discussões desenvolvidas nas aulas de História. A nova proposta pedagógica teve como objetivo pesquisar e analisar a vida de Getúlio Vargas, contextualizando as políticas publicas implementadas no período de 1930 à 1954. A simulação aproxima o educando para um posicionamento mais crítico perante os fatos históricos, bem como possibilita o exercício da argumentação em ambiente escolar. Os grupos de acusação e defesa utilizaram argumentos coerentes com a época estudada, levando em consideração a vida pessoal e política do polêmico estadista. Dentre alguns relatos, foi esclarecido a importância de Getulio Vargas ter sido o primeiro presidente de caráter populista ao legalizar e implementar medidas favoráveis aos trabalhadores do Brasil. Podemos citar a criação do Ministério do Trabalho, licença maternidade, finais de semana remunerados etc. A acusação procurou explicar a censura provocada pela Campanha de Nacionalização (1939-1945) que, dentre outras medidas proíbe os imigrantes de falar sua língua de origem, estabelecendo a oficialidade da língua portuguesa. A experiência com o Juri –simulado foi muito produtiva. Segundo a opinião da aluna Cálita Ohana Batista“ O Juri-simulado foi muito interessante pelo menos pra mim, eu aprendi coisas novas sobre o Getúlio Vargas, soube de coisas que nunca me passou pela cabeça...” Por fim, os argumentos explicitados pela defesa e acusação foram analisados pelo júri que proclamou o veredito em favor da defesa, absolvendo Getulio Vargas. Desta forma, cabe ainda ressaltar que pesquisar, comparar, investigar, discutir e criticar devem ser exercícios pertinentes para melhor compreender os processos históricos.
Adriana Medeiros Oliveira - Professora de História