29 de nov. de 2010

O Relógio e as Onze-Horas

A idéia de organizar um canteiro surgiu a partir do trabalho realizado com o poema “ O Relógio”, que fazia relação entre a flor e as horas, onde seria retomado o estudo sobre horas. Inicialmente, percebeu-se que os alunos não compreenderam o poema e muitos não conheciam a flor “Onze horas”.
Exploramos o assunto e surgiu a proposta de fazermos um canteiro. Inicialmente com ajuda do SR Jairo que preparou o canteiro e do aluno Leonardo que trouxe já no dia seguinte algumas mudinhas. Outros alunos se motivaram e também colaboraram. Observamos o desenvolvimento das mudas, até que certa manhã a aluna Giovanna chegou na sala toda feliz com a notícia de um botãozinho no canteiro, fomos todos visitá-lo e admirar a beleza.
Conheça nosso canteiro e seja feliz.
Profª. Maristela Aparecida Petters – 3º Ano A.

18 de nov. de 2010

TOQUE DE CONSCIÊNCIA

FEIRA CULTURAL

Com o objetivo de socializar as aprendizagens decorretes do ano letivo de 2010, aconteceu na semana de 08 a12 de novembro, a FEIRA CULTURAL em nossa escola, envolvendo alunos e professores do 6º ao 9º Ano.
Na feira houve apresentações de teatros, contação e dança; show de talentos e exposições de trabalhos.
A professora de Ensino Religioso fez uma mostra de trabalhos diversos com o tema: Consciência Negra (Provérbios Africanos, biografias, textos, livros com vocabulário africano, fotos de artistas e celebridades negras).
As maquetes com temas de História e Geografia abordaram os fenômenos da natureza, Regiões Brasileiras com sua cultura e tradições.
Em Artes, exposições apresentaram expressões artísticas variadas: máscaras, caixas decoradas, desenhos, luz, sombra e cores

10 de nov. de 2010

PROJETO MOTIVAÇÃO

Após o pré conselho, os professores de 2º ao 5º ano entregaram para a supervisão e orientação da escola, um relatório citando um grupo de 101 alunos, que apresentavam um descomprometi mento escolar muito grande, falta de concentração, problemas de aprendizagem e comportamentais.
Buscando alternativas para melhorar os problemas citados pelos professores, foram formados grupos diferenciados e desenvolvido o projeto através de musicas, mensagens, cartazes e dinâmicas variadas.(Diz a orientadora educacional, Odete Lidia de Melo)

5 de nov. de 2010

Regimento Escolar - Discente


Os alunos dos 8ºs e 9ºs anos do CAIC “PROF MARIANO COSTA”, reuniram-se na Sala informatizada com a orientadora Silvia B. R. Machado para analisar o Regimento Escolar no que diz respeito aos discente, onde leram e fizeram as alterações necessárias.