30 de set. de 2013

7º Concurso Teatral "Águas para Sempre" - Águas de Joinville


Os alunos do 6º Ano, sob a responsabilidade da Profª Sandra, de Língua Portuguesa, traballharam o tema Água em sala e ministraram palestras aos alunos de outras salas. Contaram com a participação de alguns professores e alunos de outras turmas e a ajuda das bibliotecárias Iracema e Luiza. Agradecemos também a nossa ex-Atividades Complementares (Aposentada) Profª Cleide Mª Machado, pela colaboração.
A peça de teatro que os alunos ensaiaram foi "Percebendo a Situação da Água no País da Copa".
O empenho de todos, professores, alunos e bibliotecárias, resultou num excelente trabalho apresentado no dia 26/09/13, no Teatro Juarez Machado.

Parabéns a todos pelo excelente trabalho!





Reunião Pedagógica


No dia 25/09/13, os professores da nossa Escola puderam refletir em grupo sobre as questões relacionadas à Prova Brasil, com a participação da Assessora Pedagógica da Editora Saraiva Maria de Fátima Stratmann Tecchio, com o tema: "Prova Brasil: uma avaliação com foco nas habilidades de leitura e diversidade textual".
A assessora esclareceu dúvidas do grupo, relacionou escritores, foco na Língua Portuguesa, às demais disciplinas como História, Geografia e Ciências, dando uma visão ampla que questões de leitura e escrita não se restringem à disciplina de Língua Portuguesa, é uma habilidade que precisa ser traballhada em todas as áreas do currículo.
Foi uma tarde de trabalho muito rica e proveitosa!






Projeto de Leitura - Contação de Histórias


As turmas de 3º, 4º e 8º Anos participaram das apresentações de Contação de Histórias nos dias 18 e 19 de setembro, referente ao Projeto de Leitura desenvolvido em nossa Escola.
Todos se divertiram muito ao assistir as peças que foram ensaiadas por alunos e professores destas turmas. Os resultados foram ótimos. A participação dos pais/familiares foi positiva para a motivação e o bom desempenho dos participantes.

Parabéns a todos! E até as próximas contações que encerrarão o ano letivo, em novembro, com a participação dos 1º, 2º e 6º Anos.




Desfile Cívico

Participação da Fanfarra Escolar no Desfile Cívico:

Dia 04/09 - Bairro Adhemar Garcia
Dia 06/09 - Bairro Petrópolis
Dia 07/09 - Centro

Parabenizamos a todos os envolvidos pela bela apresentação!



4 de set. de 2013


2ª Feisa – Feira de Impostos do Sadalla Amim Ghanen


No dia 03/09/13, recebemos a visita dos alunos Jonathan, Evelin e Felipe, do 9º ano B do Sadalla que, orientados pelo professor Vanderlei Aparecido dos Santos, nos mostraram o quanto pagamos de impostos em tudo o que consumimos e o quanto eles são abusivos. Parabenizamos o professor e os alunos pelo excelente trabalho e agradecemos a visita.









Ninho de Quero Quero no CAIC


No dia 15 de agosto iniciamos nesta escola um trabalho de conscientização, devido a um ninho de
 Quero Quero próximo ao campo de areia, no qual aconteciam muitos problemas de ataque das aves e de crianças que as perturbavam.
 As turmas do 5º ano B e D foram até o local e constataram que havia um ovo no ninho, e um casal de Quero Quero, vigilantes.
Em sala de aula iniciamos os estudos desta ave com textos informativos e  pesquisa na sala informatizada. Descobrimos poemas, lendas do Quero Quero sem contar suas características, alimentação, reprodução e hábitos.
Após adquirir estes conhecimentos, em grupos elaboramos: cartazes informativos, de advertência e textos. Os integrantes de cada equipe foram até as salas de aula do 1º ao 9º ano, conscientizando os colegas da importância da preservação da ave e do ninho, bem como da segurança de todos, pois o Quero Quero  é uma ave territorial e defensora do seu ninho.
Durante o processo de conscientização, observamos o ninho diariamente e constatamos:
15 de agosto – havia UM ovo.
16 de agosto – encontramos DOIS ovos.
19 de agosto – para a nossa surpresa, TRÊS ovos.
20  de agosto – que felicidade... QUATRO, lindos ovos.
Agora... na expectativa para o nascimento dos filhotes!
(Professora Mari Cipriano)