"Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar". (Rubem Alves)
13 de dez. de 2007
Exposição de Arte
Confira algumas participações !
6 de dez. de 2007
Diversão e cultura
Classe de 6 anos
Alunos comemoram o dia das crianças com muito entusiasmo.
Pomerode
As 1ªs Séries se encantam ao conhecer o Zoológico da cidade.

Além de apresentar a história dos animais, a bióloga buscou sensibilizar os alunos quanto a preservação das espécies, muitos já em extinção.
Fez parte também do itinerário visita a museu, restaurante, praças e Parque Malwee (Jaraguá do Sul).
“ O passeio em Pomerode foi muito legal. Eu gostei de todos os animais : da onça, do leão, zebra, pavão, macaco, elefante e muito mais. Gostei também da Casa do Imigrante, onde se encontram objetos antigos.” (Driely Fernandes – 1ª A)
Conhecendo pontos turísticos, alunos das 2ªs séries valorizam nossa cidade.
Com o objetivo de conhecer melhor a cidade, os alunos visitam alguns lugares fazendo a distinção entre zona urbana e zona rural. Na prefeitura tiveram a oportunidade de entrevistar o prefeito Marco Antonio Tebaldi.
“Eu gostei muito desse passeio-estudo. Nós visitamos a prefeitura,museu de Imigração, Expoville, Zoobotânico e a Estrada Bonita.
Na prefeitura nós visitamos o prefeito Marco Antonio Tebaldi.
Já no Zoobotânico vimos muitos animais. Mas o que eu mais gostei foi de passear de trator, na Estrada Bonita. Esse passeio-estudo foi muito legal e eu nunca vou esquecer”. (César Gabriel Ribeiro – 2ª B)
“Visitamos a RBS.Lá fomos filmados e aparecemos na TV. Explicaram como é feito o jornal e a programação do rádio. Demos “bom dia” ao vivo na rádio. (Suelen K Alves – 2ª F)
Museu Sambaqui e Parque Caieiras
Dando continuidade ao estudo realizado no museu sambaqui(primeiro semestre),os alunos das terceiras séries foram ao parque caieiras para fazer em comparativo sobre a história dos homens sambaquianos,nos dois ambientes.
Além de pesquisarem sobre a fauna e a flora,representaram através de croqui a distância do CAIC até o parque, considerado hoje um local privilegiado de beleza natural.

“Eu achei que com os dois passeios deu pra ver a origem e desaparecimento do povo sambaquiano.
Conforme eles disseram no museu, os objetos foram levados para lá pelos arqueólogos.
Já no parque Caieiras tudo é real : as plantas,os animais e as diversas espécies de aves.Vimos até o sambaqui (moradia do homem sambaquiano- composto de um monte de cascas ,conchas,etc...)local onde eles viviam antigamente.Foi muito bom!”(Stephani 3ª E)

A Capital do estado faz parte do conteúdo programático das 4ªséries.
Com objetivo de reforçar o que estudaram,no 1º semestre,os alunos das 4ªs séries realizaram um passeio estudo,contemplando as belezas naturais de Florianópolis.Tiveram a oportunidade de conhecer o centro da cidade,visitaram a famosa figueira que possui mais de 100 anos e ouviram muitas lendas contadas pelo povo.
A igreja,o mercado municipal,o forte e o mirante também fizeram parte do roteiro.
E para tornar o passeio inesquecível almoçaram de frente para a praia da Joaquina e se divertiram nas dunas.Foi um passeio alegre, cultural e emocionante.
“O passeio para Florianópolis foi muito legal.Acho que todos gostaram de passar por igrejas,museus,pelo centro e, claro, pelas dunas.Eu achei este passeio o máximo,cheio de alegria(Camila do Nascimento-4ªD)
“O passeio de Florianópolis eu achei muito divertido,gostei muito de onde fomos.Conheci várias pessoas e lugares.Foi muito show...O que mais gostei foi de ir nas dunas e no mirante.(Heloisa Kulkamp- 4ªD)
Museu sambaqui e estação de tratamento de água – 5ª Séries
No museu sambaqui os alunos relacionaram a vida dos povos sambaquianos com os homens atuais, aprimorando seus conhecimentos sobre a pré história.
Fazer com que os alunos percebam e reflitam sobre a importância da água desde o tratamento inicial até chegar em nossas casas, é o objetivo da visita realizada pelos alunos das 5ªs series à estação de tratamento de água no Cubatão. Lá puderam observar as seguintes etapas: captação, coagulação, decantação, filtração, tanque de contato e distribuição da água.
Curitiba
7ªs séries visitam pontos turísticos da capital paranaense.
Veja o relatório elaborado pela aluna Geisiely Pedroso,7ªA,expressando sua opinião sobre a viagem.
No dia 26 de outubro,as7ªs Séries,da Escola Municipal CAIC Professor Mariano Costa,fizeram um passeio de estudo para Curitiba.Todos estavam ansiosos e eufóricos;Saímos da escola às 6:15 e chegamos às 8:30;A viagem foi tranqüila.
Curitiba é uma cidade linda, sem lixo nas ruas ,as pessoas são educadas e preservam a cidade. Tem mais de um milhão de habitantes e está entre as três melhores cidades do mundo para viver.
Nossa primeira parada foi o Jardim Botânico,onde encontramos o Palácio de Cristal.Ficamos encantados com sua beleza,lá tiramos fotos para registrar o instante vivido naquele lugar.
Logo depois fomos ao planetário, encontramos um professor que nos explicou sobre o céu, estrelas, planetas, constelações...
Fomos almoçar em um restaurante às 11:30, onde todos gostaram da comida, a sobremesa estava boa. Saindo de lá, fomos ao bosque do Papa onde fizeram uma estátua em sua homenagem, mostrando o afeto que as pessoas tem por ele.
Próxima parada foi no museu do olho (Oscar Niemayer), mas infelizmente não pudemos desfrutar das obras do artista, porque já estava reservado para outros visitantes.
Logo após ,estivemos visitando a Ópera de Arame e o parque Tanguá.
Fomos também ao bosque do Alemão . Esse bosque conta a história de João e Maria, mostra a casa da brucha etc...
Por último visitamos o zoológico , vimos vários animais.
Chegamos aqui ás 20:15. Eu achei esse passeio muito divertido, aprendemos coisas novas, foi 10.

8ªs séries
Beto Carreiro World – Esse foi o destino das 8ªs séries
“Radical ... ficará na memória de todos e contribuiu para fortalecer as amizades que lá cultivamos”. (Diz professora Jecemeri- História).
Projeto incentiva a contação de histórias

Resgatando esta técnica, bimestralmente, alunos da classe de 6 anos a 4ª séries selecionam livros e apresentam para as demais turmas. O projeto valoriza a leitura e a arte de ouvir.
19 de nov. de 2007
Projeto internacional
A Evolução das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) é o tema do blog colaborativo que faz parte da fase internacional do Prêmio Educarede de Inovação Tecnológica. Após a conquista do primeiro lugar na fase nacional com o blog Palavra Aberta http://palavraaberta.blogspot.com ,nossa escola agora disputa o prêmio internacional.
A equipe de alunos desenvolve o projeto no contra turno fazendo as pesquisas na internet e a produção de textos que alimentam o blog Evolutics.
O objetivo é traçar um paralelo entre a realidade das duas escolas na utilização das TICs para o desenvolvimento das aulas e trocar experiências entre os participantes.
As atividades incluem ainda vídeo-conferência, chats ,troca de e-mails e gravação de vídeos .Todo o registro do desenvolvimento do projeto está publicado no blog Diário de Bordo.
Visite o blog EVOLUTICS e deixe seu comentário.
7 de nov. de 2007
Prêmio Nacional

Segundo Sérgio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica, "O Concurso Internacional EducaRede é um levantamento de boas práticas do uso pedagógico da Internet, que valoriza a iniciativa dos professores e mostra a importância da Internet como um recurso de inclusão social.”
"E ser inovador tem seu preço. Significa incomodar aqueles que não querem ser incomodados. Só vale a pena ser professor se você gosta de aprender. Para ensinar não precisa de grandes tecnologias, mas ter essa atitude aberta. O que me mantem vivo é aprender." - afirmou o Prof.José Manuel Moran, da Escola de Comunicações e Artes (USP), em sua fala os professores premiados.
Leia matéria completa aqui.
Os professores premiados participaram do IV Congresso Internacional de Educared em Madrid no período de 24 a 31 de novembro e tiveram também a oportunidade de conhecer pessoalmente os professore "ermanados" com quem trabalharão na fase internacional que consiste no desenvolvimento de um projeto colaborativo entre dois países. Nosso parceiro é da Colômbia e o projeto trata do desenvolvimento das Tecnologias da Comunicação e da Informação ( TICs ) nas duas realidades.

Reunião com os vencedores dos cinco países
em Madrid no dia 26/11.
Professores parceiros:
Gladis Leal dos Santos - Escola Municipal CAIC Prof. Mariano Costa - Joinville - Brasil
Luis Ángel López Laverde - Colegio Luis Manuel Parra - Sativanorte - Colombia
Confira a entrevista com os professores no Portal Educarede.
Visite e deixe seu comentário no blog colaborativo de Brasil e Colômbia: Evolutics
22 de ago. de 2007
Semana Arte Vida Verde
Objetivo: A Semana Arte Vida Verde tem por objetivo fomentar a discussão a respeito da realidade ambiental local para a promoção de ações de proteção ambiental.
6 de ago. de 2007
Folclore
Curupira: é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
Iara ou Mãe-D'água: Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.
Saci Pererê: É um menino negro e muito levado, que tem uma perna só, fuma cachimbo e usa um gorro vermelho que tem poderes mágicos. O saci adora fazer travessuras, como queimar a comida, espantar o gado, assustar viajantes solitários e dar nós nas crinas dos cavalos.
Lenda do Jurutaí
20 de jul. de 2007
2 de jul. de 2007
ALUNOS PREOCUPADOS COM O PLANETA

Uma entrevista com o Secretário da Regional do Fátima, Sr. Ademir Machado, e um passeio na RECICLA fizeram parte das atividades. Em seguida, iniciaram um vídeo que explica o projeto. A 2ª série “E” também se engajou e convida a toda comunidade escolar para abraçar esta causa, por um bairro mais organizado, limpo e feliz. Folders explicativos estão sendo elaborados pelos alunos para distribuição nas ruas do bairro e placas educativas serão colocadas nos terrenos baldios.
“Gostei do passeio à RECICLA. Minha família tem uma lanchonete e lá separamos as garrafas vazias e levamos para o aterro sanitário.” (André – 2ª B)
“Gostei de todo o projeto, mostrei para meus pais e, agora, separamos o plástico, papel e vidro.” (Caroline – 2ª B)
25 de jun. de 2007
IX JOGOS ESTUDANTIS DE JOINVILLE
31 de mai. de 2007
Sudoku
Sudoku é um jogo de raciocínio e lógica. É bastante simples e divertido.O objetivo do jogo é completar todos os quadrados utilizando números de 1 a 9. Para completá-los, seguiremos a seguinte regra: Não podem haver números repetidos nas linhas horizontais e verticais.
29 de mai. de 2007
Confecção de brinquedos - petecas
Atividade desenvolvida pela professora Maria de Fátima com os alunos da Sala de Reforço de 2ª série.
22 de mai. de 2007
23 de abr. de 2007
Confeccionando células com material sucata
No corpo humano adulto existem aproximadamente 65 trilhões de células, mas elas são geralmente tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu. De fato, o estuda da célula só começou a partir de meados do século XVII, quando o microscópio, um aparelho que fornece imagens ampliadas dos objetos, foi inventado.
Mas, se nosso objetivo é desvendar o corpo humano, por que devemos estudar as células? É que as atividades de nosso corpo ocorrem , basicamente, no interior da célula.
Após estudo em sala de aula, foi proposto um trabalho prático para melhor compreensão do conteúdo estudado. No laboratório foi realizada a confecção da representação das células com material sucata. Cada equipe apresentou , em sala de aula, os nomes das organelas citoplasmáticas com suas respectivas funções.
As aulas práticas têm como objetivo estimular a participação dos alunos ativamente na construção do conhecimento, desenvolvendo sua capacidade de trabalho em equipe, trocas de idéias, reflexão e formação de opinião própria sobre o conteúdo estudado.
Prof. Marlene Alberton Zandonai
8 de abr. de 2007
26 de mar. de 2007
Exposição de objetos antigos
No dia 26 de março as sextas séries montaram uma exposição com objetos antigos de família. Segundo a professora de História, Mari Cristofolini, o historiador transforma a história vivida me história contada. Os alunos fizeram um trabalho de historiador resgatando a história de sua família.
" Não sou apenas objeto da História mas seu sujeito igualmente.
No mundo da História, da cultura,da política, constato não para me adaptar mas para mudar."
Paulo Freire