6 de ago. de 2007

Folclore

Folclore é conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

Curupira: é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.





Iara ou Mãe-D'água: Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.


Saci Pererê: É um menino negro e muito levado, que tem uma perna só, fuma cachimbo e usa um gorro vermelho que tem poderes mágicos. O saci adora fazer travessuras, como queimar a comida, espantar o gado, assustar viajantes solitários e dar nós nas crinas dos cavalos.






Lenda do Jurutaí






A Árvore do Dinheiro é uma animação que procura resgatar a simplicidade e beleza da Literatura de Cordel. Uma arte popular e um dos símbolos mais importantes da Cultura Noderstina.



fonte:http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm

5 comentários:

Anônimo disse...

Cris e Gládis!

Trabalhar nesta Escola é mesmo um privilégio.
Obrigada por nos manter atualizados. Esta publicação (Folclore) me ajudará muito em minhas atividades pedagógicas.

Valeu!!!

disse...

Muito bom seu Blogger, continue assim, divulgando e fazendo a diferença na área educacional..

PARABÉNS!!

Att, Renalda

disse...

Parabéns pela iniciativa de divulgação de seu trabalho, continue assim...
..fazendo a diferença!!

disse...

Parabéns pela iniciativa de divulgação de seu trabalho, continue assim...
..fazendo a diferença!!

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático BETO CARRERO WORLD em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.
vou divulgar este maravilhoso blog