6 de dez. de 2007

Diversão e cultura

Alunos ampliam conhecimentos adquiridos em sala de aula.
No início do ano letivo, os professores estabeleceram um cronograma permanente de viagens ulturais , de acordo com os conteúdos programáticos de cada série. O passeio – estudo tem com objetivo enriquecer a prática pedagógica.


Classe de 6 anos

Alunos comemoram o dia das crianças com muito entusiasmo.

Atividades diversificadas fizeram parte da semana da criança. No roteiro: visita ao museu dos bombeiros, passeio zoobotânico e muita diversão no Muller Play. As crianças curtiram muito e para completar a alegria realizaram um lanche comunitário.


Pomerode

As 1ªs Séries se encantam ao conhecer o Zoológico da cidade.

Nos dias 16,17 e 18 de outubro, as seis turmas de 1ªs séries foram recebidas pela bióloga Tauana no Zoológico Municipal Hermann Weege, de Pomerode.
Além de apresentar a história dos animais, a bióloga buscou sensibilizar os alunos quanto a preservação das espécies, muitos já em extinção.
Fez parte também do itinerário visita a museu, restaurante, praças e Parque Malwee (Jaraguá do Sul).

“ O passeio em Pomerode foi muito legal. Eu gostei de todos os animais : da onça, do leão, zebra, pavão, macaco, elefante e muito mais. Gostei também da Casa do Imigrante, onde se encontram objetos antigos.” (Driely Fernandes – 1ª A)

Citiy tour em Joinville

Conhecendo pontos turísticos, alunos das 2ªs séries valorizam nossa cidade.

Com o objetivo de conhecer melhor a cidade, os alunos visitam alguns lugares fazendo a distinção entre zona urbana e zona rural. Na prefeitura tiveram a oportunidade de entrevistar o prefeito Marco Antonio Tebaldi.
Veja alguns depoimentos:

“Eu gostei muito desse passeio-estudo. Nós visitamos a prefeitura,museu de Imigração, Expoville, Zoobotânico e a Estrada Bonita.
Na prefeitura nós visitamos o prefeito Marco Antonio Tebaldi.
Já no Zoobotânico vimos muitos animais. Mas o que eu mais gostei foi de passear de trator, na Estrada Bonita. Esse passeio-estudo foi muito legal e eu nunca vou esquecer”. (César Gabriel Ribeiro – 2ª B)

“Esse passeio-estudo foi muito legal e importante. O que mais me chamou a atenção foi que uma planta chamada junco, ajuda na purificação da água, para que a mesma fique própria para beber, água bem límpida. Eu gostei muito quando vi as capivaras boiando no Zoobotânico. Eu achei a jibóia muito grande e as aves muito lindas e os macaquinhos entrando e saindo das casinhas também”. (Aline Stefany – 2ª D)

“Visitamos a RBS.Lá fomos filmados e aparecemos na TV. Explicaram como é feito o jornal e a programação do rádio. Demos “bom dia” ao vivo na rádio. (Suelen K Alves – 2ª F)


Museu Sambaqui e Parque Caieiras

Dando continuidade ao estudo realizado no museu sambaqui(primeiro semestre),os alunos das terceiras séries foram ao parque caieiras para fazer em comparativo sobre a história dos homens sambaquianos,nos dois ambientes.
Além de pesquisarem sobre a fauna e a flora,representaram através de croqui a distância do CAIC até o parque, considerado hoje um local privilegiado de beleza natural.


“Eu achei que com os dois passeios deu pra ver a origem e desaparecimento do povo sambaquiano.
Conforme eles disseram no museu, os objetos foram levados para lá pelos arqueólogos.
Já no parque Caieiras tudo é real : as plantas,os animais e as diversas espécies de aves.Vimos até o sambaqui (moradia do homem sambaquiano- composto de um monte de cascas ,conchas,etc...)local onde eles viviam antigamente.Foi muito bom!”(Stephani 3ª E)






Florianópolis


A Capital do estado faz parte do conteúdo programático das 4ªséries.

Com objetivo de reforçar o que estudaram,no 1º semestre,os alunos das 4ªs séries realizaram um passeio estudo,contemplando as belezas naturais de Florianópolis.Tiveram a oportunidade de conhecer o centro da cidade,visitaram a famosa figueira que possui mais de 100 anos e ouviram muitas lendas contadas pelo povo.
A igreja,o mercado municipal,o forte e o mirante também fizeram parte do roteiro.
E para tornar o passeio inesquecível almoçaram de frente para a praia da Joaquina e se divertiram nas dunas.Foi um passeio alegre, cultural e emocionante.


“O passeio para Florianópolis foi muito legal.Acho que todos gostaram de passar por igrejas,museus,pelo centro e, claro, pelas dunas.Eu achei este passeio o máximo,cheio de alegria(Camila do Nascimento-4ªD)


“O passeio de Florianópolis eu achei muito divertido,gostei muito de onde fomos.Conheci várias pessoas e lugares.Foi muito show...O que mais gostei foi de ir nas dunas e no mirante.(Heloisa Kulkamp- 4ªD)


Museu sambaqui e estação de tratamento de água – 5ª Séries

No museu sambaqui os alunos relacionaram a vida dos povos sambaquianos com os homens atuais, aprimorando seus conhecimentos sobre a pré história.
Fazer com que os alunos percebam e reflitam sobre a importância da água desde o tratamento inicial até chegar em nossas casas, é o objetivo da visita realizada pelos alunos das 5ªs series à estação de tratamento de água no Cubatão. Lá puderam observar as seguintes etapas: captação, coagulação, decantação, filtração, tanque de contato e distribuição da água.



Curitiba

7ªs séries visitam pontos turísticos da capital paranaense.

Veja o relatório elaborado pela aluna Geisiely Pedroso,7ªA,expressando sua opinião sobre a viagem.

No dia 26 de outubro,as7ªs Séries,da Escola Municipal CAIC Professor Mariano Costa,fizeram um passeio de estudo para Curitiba.Todos estavam ansiosos e eufóricos;Saímos da escola às 6:15 e chegamos às 8:30;A viagem foi tranqüila.
Curitiba é uma cidade linda, sem lixo nas ruas ,as pessoas são educadas e preservam a cidade. Tem mais de um milhão de habitantes e está entre as três melhores cidades do mundo para viver.
Nossa primeira parada foi o Jardim Botânico,onde encontramos o Palácio de Cristal.Ficamos encantados com sua beleza,lá tiramos fotos para registrar o instante vivido naquele lugar.
Logo depois fomos ao planetário, encontramos um professor que nos explicou sobre o céu, estrelas, planetas, constelações...
Fomos almoçar em um restaurante às 11:30, onde todos gostaram da comida, a sobremesa estava boa. Saindo de lá, fomos ao bosque do Papa onde fizeram uma estátua em sua homenagem, mostrando o afeto que as pessoas tem por ele.
Próxima parada foi no museu do olho (Oscar Niemayer), mas infelizmente não pudemos desfrutar das obras do artista, porque já estava reservado para outros visitantes.
Logo após ,estivemos visitando a Ópera de Arame e o parque Tanguá.
Fomos também ao bosque do Alemão . Esse bosque conta a história de João e Maria, mostra a casa da brucha etc...
Por último visitamos o zoológico , vimos vários animais.
Chegamos aqui ás 20:15. Eu achei esse passeio muito divertido, aprendemos coisas novas, foi 10.


8ªs séries

Beto Carreiro World – Esse foi o destino das 8ªs séries

“Radical ... ficará na memória de todos e contribuiu para fortalecer as amizades que lá cultivamos”. (Diz professora Jecemeri- História).

2 comentários:

Anônimo disse...

Estas viagens-estudos foram ótimas. Consolida o aprendizado na prática, além de haver muita integração entre professores e alunos.
É importantíssimo enriquecer o nosso currículo escolar, com aulas de campo. O aprendizado fica mais significativo.
A minha turma da 2ª série "D", amou esta oportunidade, aprenderam muitas coisas, pois, fizemos um CITYTOUR pela nossa cidade, foi muito bom os alunos conhecerem bem os pontos turísticos de Joinville e observarem a diferença de Zona Urbana e Zona Rural.
PARABÉNS A TODOS NÓS!

Rosi disse...

Estas viagens oportunizam nossos alunos a colocarem em prática os conteúdos vistos em sala de aula. Este ano daremos continuidade ao projeto.Parabéns aos professores que se empenham para que as viagens-estudos aconteçam.

Rosi