26 de jun. de 2008

Jornal do CAIC


Saiu a primeira edição semestral do Jornal do CAIC. O jornal é elaborado por uma equipe de alunos de sétima e oitava série, sob a orientação das professoras Rosiméri Dias, Fabrícia Ricobom e Mari Cipriano. A supervisão é do jornalista Cleiton Bernardes.

Confira abaixo alguns destaques desta edição:




Você sabe o que é Bullying?

Termo de origem inglesa, que representa atos de violência física ou psicológica, praticados por uma pessoa ou por um grupo de pessoas. Ocorre em lugares onde há crianças e jovens, principalmente nas escolas.

Natanael da Silva - 7ª D


Os agressores humilham, perseguem e atormentam as vítimas, que podem apresentar alguns sintomas: isolamento, dores físicas, depressão, uso de drogas, agressividade, levando, às vezes, ao abandono da escola.
A família é muito importante e deve ser parceira da escola. Muitos pais estão preocupados com que os filhos não sejam vítimas do bullying, mas não se preocupam em educar as crianças e jovens para que eles não sejam os agressores. Precisamos ensiná-los a solucionar os conflitos de forma polida e pacífica.

“O tema foi trabalhado, inicialmente, na sala informatizada. Durante as aulas, observamos que alguns alunos se tornam inibidos, pois há intolerância dos colegas, que ironizam os erros cometidos, bloqueando a aprendizagem. Procuramos conscientizá-los para que a convivência seja mais humana. O assunto complementa o Projeto “O CARÁTER CONTA”, que aborda os valores.”, diz a professora de Língua Portuguesa, Fabrícia Ricobom.




Alunos aprendem a resolver conflitos



“O ser humano tem que ser tratado com muito respeito, não pratique o BULLYING, porque o ambiente será melhor”, comentam os alunos da 6ª série “C”: Amanda, Débora e Jackeline.

Saiba mais sobre o assunto! Acesse o Blog http://palavraaberta.blogspot.com e confira os trabalhos dos alunos.



Aqui , o caráter conta

Projeto leva à reflexão de valores

Alessandra Thaís Alexi - 8ª C




Oficinas e palestras fizeram parte das atividades


O Caráter Conta é um projeto implantado na Rede Municipal de Ensino, buscando desenvolver os valores éticos e fortalecer o caráter das pessoas envolvidas, através de diversas atividades.
Na escola, iniciamos o programa neste ano. Apóia-se em seis pilares, representados por cores, que estão sendo trabalhados mensalmente. São eles: zelo (vermelho) respeito (amarelo), responsabilidade (verde), sinceridade (azul), justiça (laranja) e cidadania (roxo).

Para viver em harmonia, cada um deve fazer a sua parte. Pessoas éticas e responsáveis assumem seus compromissos.
Os alunos interagem desenvolvendo atividades que enfatizam estes valores, facilitando a vida em sociedade.

Uma das atividades está sendo desenvolvida durante as aulas de Inglês. A
professora Rosi apresentou, na sala informatizada, um clip da música “Sorry blame it to me”, do cantor Akon, que relata experiências vividas e as conseqüências da falta de responsabilidade. Em seguida, os alunos publicaram os comentários sobre o assunto, no blog da escola.

“A falta de responsabilidade pode prejudicar nosso futuro. Queremos prosperar, mas a irresponsabilidade pode destruir nossos sonhos. Uma gravidez precoce, o uso de drogas e o vandalismo afastam as pessoas de seus objetivos”, comentam as alunas Jéssica e Laíssa, da 8ª série “C”.

Para a professora de Educação Física, Viviane, “trabalhar os temas referentes ao Caráter Conta é importante, pois as atividades vivenciadas em jogos e brincadeiras simulam situações da própria vida do aluno dentro e fora da escola. São estimulados a terem atitudes mais positivas, ajudando na formação do caráter”.



Alunos visitam Parque

Fabrícia Ricobom - professora



Comemorando a Semana do Meio Ambiente, alunos são convidados a participar de atividades educativas, no Parque Caieira. As sextas séries dialogaram com o autor da HQ e do site O menino caranguejo, Chicolam, que retrata a história de Joinville e a importância das reservas ecológicas existentes na cidade.
Já as terceiras séries realizaram uma visita monitorada no parque, conhecendo a diversidade de espécies que há no local e, agora, cada turma adotará uma árvore que será plantada dentro da reserva.


Agenda de atividades do CAIC




Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei esse blog.Gostei muito.
Muitas atividades,visitas e até plantaram arvores.E estudando ¬¬''
Parabens à escola de vocês!!!
Continuem estudando muito...Nós do ''EE 9 DE JULHO'' agradecemos muito..beijos!♥

Caroline Stellato Damaris Aracelia Gomes Da Silva

Sala:5-C

Cidade: Dracena-SP

Escola:EE'9 DE JULHO''