27 de abr. de 2010

Aluno do CAIC, ganha o 1º lugar na confecção do troféu reciclado do ciclismo catarinense


Os trabalhos de escola do aluno Bruno Ramos de Oliveira, 4º Ano A, sempre bem elaborados recebem a orientação da família e esta é mais uma prova.

Assim relatou a mãe.
Para a fabricação do troféu de sucata, primeiramente o Bruno pesquisou na internet os modelos de troféus, para ter uma idéia de como seria o seu. Havia varias formas, desde abstratas até mais tradicionais.
O Bruno recolheu todo o material disponível que havia em casa e começou a colocá-lo um sobre o outro até achar uma forma que seria o “corpo” do troféu.
Houve uma dificuldade em encontrar uma base, entre os materiais recolhidos que ficasse boa. A principio foi escolhido um bloco de tijolo ecológico (solo cimento), mas ficou muito pesado e áspero.
Bruno seu amiguinho saíram em minha (mãe) companhia à procura nos pontos “ilegais” de entulho de lixo que infelizmente há em nosso bairro de uma base melhor para o troféu.
Ficamos muito tristes ao observar que, durante todo o percurso da procura, havia lixo de todo o tipo jogado pelo chão. Em menos de 1 km encontramos 3 sofás velhos jogados por ai. Um absurdo! Enfim achamos ao lado do colégio, na pista de bicicross, uma peça que servisse melhor para a base: um suporte de lâmpada.
Bruno voltou ao trabalho. Entre os materiais que tinha em casa havia algumas latinhas de alumínio, então ele foi pesquisar novamente na internet o que poderia ser feita com elas. E encontrou no YOUTUBE um passo a passo de flor feitas com latinhas.
Como o trabalho que resolvemos fazer era de reciclagem, nada mais apropriado por umas flores e folhas em homenagem a natureza, para enfeitar. Não poderia faltar o globo terrestre nessa homenagem, pois é nossa casa.
Não tinha nada, entre as sucatas com forma esférica, a solução foi um passo a passo com barbantes também encontrado na internet.
O Bruno pegou a base colou com durepox uma latinha de extrato de tomate, em cima dessa latinha colou um frasco de desodorante aerossol do pai e na ponta desse frasco foram coladas as folhas que foram feitas com as tampas de potes de sorvete.
As flores, Bruno teve que ter muito cuidado, pois a latinha é cortante, ai ele teve minha ajuda para furar com a faca, e tirar as rebarbas cortantes. De resto, fez sozinho e com muito cuidado os cortes das pétalas usando o molde que ele mesmo fez em papelão, sempre sob minha supervisão. Essas flores foram colocadas na base, também com durepox.
Por ultimo, o globo. Bruno, seguindo passo a passo pegou o barbante que tinha em casa e colocou num recipiente com bastante cola branca. Encheu um balão que sobrou do aniversario da sua irmã e começou a enrolar o barbante melado de cola e pendurou no varal para secar.
Depois de seco o barbante ficou muito duro, então o balão foi estourado e tirado pelos buraquinhos. Estava pronta a forma esférica que faltava.
O Bruno pesquisou os continente e desenhou numa folha de papel alumínio, recortou e colou na esfera, que se transformou no globo terrestre.
Eu (a mãe) o ajudei, amarrando o globo nas pontas das folhas que o sustentou. Foi passado um spray dourado em todo o troféu e PRONTO!
Demos um nome ao troféu: “UM MUNDO SUSTENTÁVEL “
“Fiquei feliz por meu filho ter participado deste concurso de troféu reciclado.
Eu, como sou uma “ECOCHATA” sempre estou incentivando minha família e amigos a reciclar, ecos bags, etc. Ficaria muito feliz se a escola fizesse mais projetos assim, educação ambienta, pois estamos num momento critico, o planeta precisa da ajuda de todos mesmo. É urgente!!!
Bruno Ramos de Oliveira (4º Ano A)
Vanessa Ramos ( mãe)

16 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao Bruno e sua mãe pela criatividade do troféu. Gostei e achei muito interessante o seu trabalho Bruno. Continue sempre assim , reciclando, criando e sendo esse exemplo de aluno.
Professora : Maristela 3ø Ano "A" e " C".

Anônimo disse...

Bruno
Você é show
Parabéns.
Um abraço.
Prof. Cristina

Anônimo disse...

Parabéns mesmo não cendo o teu aniversário.porque tu merece feraa.
Muitoo shoow mesmo o troféu muito locoo Parabéns mesmo.
Muita criatividade nisso, e mais uma veez parabéns HAHA'

Alunos:Guilherme,Grabriela,Heloise e Joici.
ass:teclado

Anônimo disse...

O trabalho de Bruno Ramos de Oliveira teve muita criatividade ao fazer um troféu que reflete a consciência ecológica .
Sua mãe teve muita razão ao dizer que é um absurdo encontrar tanto lixo na rua se com eles pudessem fazer varias coisas úteis como varios outros troféus.
Bruno está de parabéns pela ideia que vai além da nossa imaginação.

Alunos : Camila e Jean Carlos
Série :8º ano A

Anônimo disse...

Bruno parabéns pela sua criatividade e pelo esforço se divirta-se bem com sua bicicleta.
Ass:lucas antonio feliça e Anderson Feliça Freitas.8 Ano "A".

Anônimo disse...

Foi muito legal o que o Bruno fes com material reciclavel e o objetivo do trofeu foi a preservação do nosso bairro, e parabéns para o Bruno!!!!!


Matheus,Silvia,Felipe
8º ano A

Anônimo disse...

Eu achei muinto enteressante pq é bom para nós e todos começar aprender com uma criança a reciclar e melhorar o planeta.

Eduardo Corrente,Talita Oliveira e Leone Ruan de Oliveira
8º Ano A

Anônimo disse...

Nós achamos que foi bem interessante porque o troféu foi feito com materiais recicláveis e bem utilizado.No resultado nós vimos que ficou bem bonito e que foi bem fácil, mas tem que ter bastante cuidado.--' :D .

Nomes:Maykon lucas Pereira e Lissiany Fernandes De Souza

Anônimo disse...

O aluno Bruno fez um trabalho muito excelente pois ajuda as pessoas a se tocar que devemos reciclar.
Essa família tem muita consciência.
Se todas as pessoas reciclassem o lixo de sua casa e não jogar na rua o mundo seria muito melhor.

Alunos:Thaina Nogueira e Rafael Marcelino.
Serie:8ºanoA

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante,porque esse menino ajudo a reciclar o planeta.Deve ser muito difícil,tem que ter muita imaginação e cultura.
Esse menino realmente mereceu ter ganhado,porque ele teve muita criatividade e ficou legal.Parabéns e divirta-se com a sua bicicleta.

Nomes:Pablo Ruan e Thalia Amanda.
Série:8° ano A

Anônimo disse...

O troféu do Bruno ficou muito interessante, porque ele teve criatividade "pegando da Internet", ao pegar da Internet ele teve muitas ideias ao pegar a lata e as coisas que usou para reciclar.
Mas ele ganhou isso que importa então eu quero desejar parabéns a ele e ao segundo lugar que ganharão a BICICLETA
E o troféu ficou Show. Meus parabéns Bruno.


Alunos: Wellington Fernando. Kampff da silva e Ivandro Klem
8 ANO A 7 serie A

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante o trabalho do Bruno e de sua família porque não e para qualquer um ter tanto tempo para sai de casa e também achei uma porquice da comunidade do Adhemar Garcia porque cada um tem que ajudar um pouco a cuidar do bairro porque se não daqui a pouco estará um lixo. Parabéns Bruno vocẽ e 1000
LIDIANE DOUDAT SANTOS 8 ANO A

Unknown disse...

Eu achei merecido o premio da bike para ele .Se esforçou e fez um trabalho lindo. Parabéns Bruno :)

Sueli Biondo disse...

Bruno!

Fiquei muito feliz com sua conquista. Esta é uma das muitas que virão. Saiba que alunos pesquisadores e que levam a sério como você sempre serão VENCEDORES.

Parabéns, filho!
Parabéns, mamãe!

Professora Sueli Biondo

Anônimo disse...

A África
O nosso grupo pensava que na África era só pobreza,mas depois de um tempo estudando sobre a África, descobrimos que o continente tem suas riquezas. E sua maior riqueza é sua beleza natural nativa.Assim como em outros lugares do mundo, o continente africano tem problemas. No Brasil há muitas tradições de origem africana.
Assim termina nosso comentário no Blog sobre a África.
Alunos(as):André,Giovana,Larissa e Rubiamara,Ano:6ªano"A"

Anônimo disse...

No continente Africano tem muitos países pobres,inclusive tem alguns que falam a língua portuguesa.Esse continente tem culturas muito diferentes.A África do Sul,sede da copa do mundo de 2010 tera uma grande festa em seu país.


André Luís da Roza
Valder Hoffmann