11 de abr. de 2011

A PEDAGOGIA DO AMOR

ROBERTO CARLOS RAMOS é uma exceção nas estatísticas brasileiras. Viveu dos 6 aos 13 anos de idade longe da família como interno da Febem. Analfabeto, usou drogas e roubou nas ruas de Belo Horizonte. Teve 132 fugas registradas no seu prontuário e foi considerado "um caso irrecuperável".
Mas ao contrário do que acontece com milhões de crianças e adolescentes em situação semelhante, não caiu na marginalidade. Aos 13 anos foi adotado por uma francesa que se negou a acreditar que uma criança como ele pudesse ser um caso perdido.
Marguerit Duvas provou que estava certa. Com ela, Roberto aprendeu a ler e a escrever, a falar francês e, principalmente, a dar e receber afeto. Aprendeu a ter autoestima e autoconfiança. Na França, descobriu a arte de contar histórias. De volta ao Brasil, se formou em Pedagogia e acabou se tornando o que ele mesmo define como o Embaixador do País das Maravilhas.

24 comentários:

Anônimo disse...

Nós entendemos que Roberto Carlos de Ramos,vivia nas ruas pedindo esmolas para as pessoa.nós achamos bem interessante porque é bem curioso saber que várias crianças vivem na rua e nem todos tem um coração tão bom.
Nomes:Natalia e Douglas
7º ano C

Anônimo disse...

Com esse vídeo nós aprendemos a valorizar as chances que a vida nos dá.Ele mostra que a vida é feita de oportunidades e que não podemos desperdiça-las e temos que aproveitar ao máximo.Essa história mostra que todas as pessoas tem recuperação e transformação,e que não devemos desistir de ninguém,que foi o exemplo da Marguerit Duvas que o adotou e o educou porque acreditou que ele poderia melhorar!

nomes:Luís Guilherme e Matheus Beathalter

série:7°ano C

Anônimo disse...

Bom o vídeo fala sobre dar oportunidades para quem você acha que não tem mais chances de ter uma vida normal.Porém mostra para nós que com um ato de solidariedade podemos mudar a vida dessas crianças de rua.
A história de Roberto Carlos Ramos é um ótimo exemplo de vida para essas crianças.

Alunos:Dayane e Gabriel M. 7ºano C

Anônimo disse...

Achamos este vídeo muito interessante, pois fala sobre a vida nas ruas e como é bom ter uma casa para morar e isso mostra que ainda existe pessoas boas no mundo para tirar as criminalidades da rua.

alunos:Bruna e João Vítor
7anoC

Anônimo disse...

Achamos que essa história serve para nos fazer refletir um pouco mais pois,nós não se damos conta que temos uma vida ótima.

Nomes:Kauê Henrique
Larissa Graf
Série:7° ano C

Anônimo disse...

Nós achamos muito enteressante a história de Roberto carlos ramos sua vida foi uma grande superação é um exemplo de vida pois nos ensina que mesmo a pior pessoa tem solução e que nunca devemos desistir e sim seguir enfrente para nos superar

alunos:Gabriel ricardo e Thiago ferreira
7 ano c

Anônimo disse...

o vídeo mostra a vida de um garoto que foi levado para FEBEM, fugiu varias vezes de la mas ate que ele conheceu uma professora que lhe adotou...com a historia dele podemos aprender muito a ser cidadaos descentes.

Adrielly e Igor
7 ano c

Anônimo disse...

Essa história conta uma realidade que impressiona a todos que escutam, já que a pessoa que viveu essa realidade apesar de não ter uma infância tão boa quanto a nossa, conseguiu superar todos esses obstáculos com pura força de vontade.
Esse exemplo de vida deve ser usado por todos a que escutam, porque sabemos que se seguir-mos o bom caminho teremos um futuro melhor.

Alunos: Caroline e Cesar.
7º ano C

Anônimo disse...

nos achamos interessante a historia do Roberto Carlos pois sua infância foi muito dificio comvivendo da marginalidade usando drogas sua mãe resolve o levar para Feben fugindo varias e varias veses e dispresado pela sociedade onde todos falavam que ele era um caso perdido a te o dia em que uma professora o encontra e o tira das rua

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante a vida de Roberto, vi que ele fugiu muitas vezes pois só queria achar a sua família .Mas sua vida mudou quando Margarete o adotolu mas sua vida esta bem porque Deus esta com nós.



aluna ;Millena .

Anônimo disse...

eu gostei muito legal a força de vontade do pedagogo Roberto Carlos Ramos , pois como dizia no texto ele tinha tudo para ser um (marginal).Fiquei muito surpreso quando eu li que ele tinha 132 fugas mas gostei da sua luta para ser uma pessoa boa .

aluno: guilherme miano biff e elivelton lemos
serie:7°ano D

Anônimo disse...

O video é muito bom , nos influência a ajudar-mos uns , aos outros :)

Alunas : ememegilda e astrofilda

Anônimo disse...

Nos gostamos muito desse video porque mostra que nós não podemos desistir dos nossos sonhos.
alunos:matheus de andrade e fernanda mayorka

serie:7 ano D

Anônimo disse...

No começo do texto e no vídeo nós achamos que ele iria para a marginalidade.Mas graças a professora que acreditou nele e tornou seu sonho realidade de ter uma família,ele se recuperou e se tornou o embaixador do país das maravilhas.Nesse texto nós mostra quanto é importante a força de vontade e com carinho e afeto se recuperar.

Gabriela e Valter.
7º ano D

Anônimo disse...

No início desse texto e vídeo,pensei que ele iria se entregar ao mundo da marginalidade,mas graças aquela professora e o sonho dele de ter uma família,ele se recuperou,esse texto prova que com força de vontade e com carinho e afeto,é possível se rescuperar.
Aluna:Aline
7°anoD

Anônimo disse...

O vídeo e muito bom e uma história de superação onde o garoto de rua era simplesmente ele era um marginal e usava drogas mas uma noite uma mulher o encontrou-o e o adotou. Ele realizou seu sonho de ter uma família e se formou em pedagogia. Essa e uma superação de vida.

Alunos:Paulo Henrique e Luis Gustavo.

Série:7 ano D.

Anônimo disse...

Nós achamos o vídeo muito interessante porque tudo que ele passou não deveria ter passado ate que ele encontrou uma família e teve amor,carinho,paz,harmonia e etc...
e esse vídeo inssentiva a não ir ao caminho da marginalidade.
KETLEN 7D

Anônimo disse...

O video é muito interesante pois ensina a ajudar-mos uns , aos outros .

Aluna :Taynara e Jéssica , 7°D

Anônimo disse...

A história de Roberto é uma mensagem para as pessoas que foram presas pela Febem para não cair na malandragem e no mundo das drogas e aceitarem ajuda.

Nome:Luian e Matheus
Série:7ºano D

Anônimo disse...

Esse vídeo nos mostra uma vida de superação de Roberto Carlos Ramos.
Ele tinha tudo pra virar um marginal, 132 fugas da Febem, como diziam os diretores da Febem " ele não tinha mais jeito ". Mas ele tinha um sonho o de ter uma família, e ele não desistiu desse sonho. Até que certo dia uma professora francesa o adotou, e mesmo assim ele quis fugir da casa dela. Um dia ele alagou a casa dela e em vez dela bater nele, ela o abraçou, mostrando que era esse o jeito de educar, não batendo.
Ele se formou em pedagogia e hoje tem 13 filhos adotados, e é um dos homens mais conhecedores de hoje no Brasil.
Esse video mostra que se qualquer pessoa tentar mudar ela consegue pois Roberto que era um menino pobre conseguiu porque uma pessoa que tem tudo na vida não vai coneguir?

Muitos filinhos de papai viram vagabundos enquanto, muitos pobres de família humilde conseguem tudo na vida.

Lucas Gabriel 9°"B"

Anônimo disse...

Nossa conclusão sobre o texto e o
vídeo,foi que mesmo com todos falando mal de Roberto,ele sempre tentou mudar e nunca perdeu as esperanças de ter uma família. Até mesmo reconhecendo os seus erros, dele ter usado drogas, ter roubado e fugindo varias vezes,uma única pessoa que sempre confiou nele foi a francesa Margarit Duvas, que o acolheu e fez com que ele mudasse se tornando um homem bom com muitas evoluções!

CAIC PROFº MARIANO COSTA
Ana Clara Nunes/Matheus Luciano
7º ano D

Anônimo disse...

a historia e muito interessante e nos traz uma mensagem muito boa pois nos incentiva a não cair no mundo das drogas da malandragem pois tem algumas situações que não da pra reverter
aluna;Naiara
7 ano d

Anônimo disse...

Nós achamos esse vídeo muito interessante , pois passa uma mensagem de um menino que vivia na marginalidade e virou um homem grandioso. E nós mostra que viver no mundo das drogas e violência não nos leva a nada.

CAIC Profº Mariano Costa
Alunas: Celine e Thainá
7 ano "D"

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante este vídeo por que fala sobre a vida de um menino e mostra que as pessoas não deve seguir o exemplo da vida desse menino


aluna:Andriele
serie:7 ano D