6 de out de 2014

Sarau nas Escolas


Sarau nas Escolas” segue com apresentações na rede municipal
De 29/9 a 2/10, projeto leva “chorinho brasileiro” a três escolas dos bairros 
Morro do Meio, Adhemar Garcia e Vila Nova

O projeto “Sarau nas Escolas” realiza nesta semana mais quatro apresentações na rede municipal. A agenda contempla nesta segunda-feira (29/9), às 14h30, a Escola Municipal Doutor Ruben Roberto Schmidlim (Morro do Meio; na terça (30/9), às 15h, é a vez do CAIC Mariano Costa (Adhemar Garcia); e na quinta-feira (2/10) chega à Escola Municipal Valentim João da Rocha (Vila Nova) em dois momentos, às 14h30 e 16h. A iniciativa é pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – SIMDEC, da Fundação Cultural de Joinville, aprovada em 2013.
Durante uma hora, o “chorinho” - gênero musical genuinamente brasileiro – se fará presente por meio da música e também da literatura para crianças de 7 a 10 anos. Os idealizadores da proposta - os músicos Marisa Toledo, Cláudio Moraes e Rafael Vieira (do trio dos Saraus Brasileiros)-, mesclam o repertório intercalando com comentários relevantes sobre os compositores, as obras e o período de criação. Este formato tem o propósito de situar didaticamente os alunos nas questões históricas das peças executadas, de estilo musical e curiosidades sobre os compositores. 
Por meio do piano, sopro (saxofones e flauta transversa) e percussão, vai-se aproximando dos jovens alunos a música brasileira instrumental do final do século 19 e da primeira metade do século 20. Entre os compositores: Joaquim Callado, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Érika Rego, escolha baseada no critério histórico por facilitar a explicação da ascensão do gênero (choro) para este público.
Ao término do projeto no dia 2 de outubro, o “Sarau nas Escolas”, a versão didática dos Saraus Brasileiros, terá levado esta “semente cultural” a 800 crianças por meio de oito apresentações percorrendo sete escolas municipais abrangidas nos bairros: Adhemar Garcia, Fátima, Vila Nova, Comasa, Jarivatuba, Anita Garibaldi e Morro do Meio. 
Como contrapartida ao incentivo cultural do Simdec, será realizada a doação de DVDS das apresentações às escolas visitadas, publicado o material em plataforma virtual para uso didático e disponibilizado à Secretaria de Educação de Joinville todo o acervo (vídeo e material didático) para distribuição em outras escolas da rede pública municipal não contempladas neste projeto.
Blog dos Saraus Brasileiros: http://sarausbrasileiros.blogspot.com.br/




Nenhum comentário: